Sexta-feira, 30 de Maio de 2008

Revisitada?

Quando o Fernando nos deu a notícia de que tínhamos recebido indicação favorável da Fundação D. Luís no sentido de virmos a ter uma exposição em conjunto enquanto artistas residentes da Oficina do Desenho no Centro Cultural de Cascais, confesso que no meu entusiasmo talvez me tenha precipitado e atropelado de algum modo as sensibilidades dos meus companheiros de oficina ao sugerir que se revisitasse um tema que me é particularmente querido e sobre o qual Rui Aço e eu próprio nos havíamos já debruçado em 1999. O tema da Barca. Tal iniciativa caberia por direito ao mentor do projecto OD, Rui Aço, ou a Fernando Vidal, há mais tempo a seu lado do que eu e portador da boa nova; e a mim de lhes seguir os passos. Se o fiz foi apenas com o intuito de lançar para o ar um tópico para discussão, jamais por imposição, recordo-me ainda de como o Fernando, não sem razão, ficou mais silencioso ao sentir o entusiasmo do Rui aliar-se ao meu e que o assunto ficara arrumado sem verdadeiro debate a três. Foi bom sentir, e ler agora nos primeiros textos colocados pelo Fernando que a rejeição e o silêncio deram lugar à reflexão e a aceitar o desafio.

 
No ar ficara de facto esta primeira ideia: a barca revisitada. Revisitada porque em 99 lançara o desafio a 10 artistas para a mesma temática numa pequena, pouco conhecida e entretanto desaparecida, galeria de Cascais, a galeria Castelo Maior, e que foi o ponto alto de um breve périplo enquanto director artístico antes de partir para Berlim. Acima de tudo o sucesso da exposição ‘10 artistas/uma barca’ deveu-se à dinâmica e ao entusiasmo que os próprios artistas incutiram ao projecto - aliás o espírito que se vivia era o espírito de convívio e de tertúlia entre artistas, músicos e demais intelectuais que por lá passavam.
 
Mas se o passado não deve ser revisitado nada nos impede de reconsiderar a barca – a 'nave' na qual nos encontramos neste momento e que nos transporta temporariamente aos três enquanto não embarcarmos, individualmente ou em conjunto, nas seguintes. Enquanto artistas residentes do projecto OD trilhamos um percurso que é simultaneamente individual e comum - todos remamos aparentemente a ritmos e em direcções diferentes mas o certo é que no final desse esforço a nave, inevitavelmente, quer o queiramos quer não, nos conduzirá a um porto comum. A meu ver é isso que torna esta nova aventura tão interessante.  [jfx] 
artistas residentes [OD]:
[OD] às 17:37
link
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre a [OD]

pesquisar

 

Dezembro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

Lá Vai Ela - II

UMA BARCA... 3 HOMENS/3 P...

Diário De Bordo

3 momentos de uma barca

A Barca. O Homem do leme ...

8e; 5b; 10j...

AMAR LISBOA DO MAR

Quantas vezes revisitada?...

Documento Oficial

Aguarela

arquivos

Dezembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

artistas residentes [OD]

fernando vidal

fernando vidal;

freitas cruz

freitas cruz;

rui aço

todas as tags

links

blogs SAPO

subscrever feeds